top of page
Logo05.png

A Sensação de Não Ser Suficiente na Intimidade: Como Superar?

  • Foto do escritor: Tamar
    Tamar
  • 23 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

A Constante Sensação de Não Ser Suficiente na Intimidade


A sensação de não ser suficiente é algo que muitas de nós enfrentamos, especialmente quando se trata de intimidade. Vivemos numa sociedade que constantemente nos bombardeia com padrões, muitas vezes irreais, sobre como devemos ser, agir e sentir. Mas, será que essa autoexigência está a afetar a forma como vivemos a nossa intimidade?


Porque Sentimos Isso?


Desde cedo, somos expostas a imagens, histórias e expectativas. Filmes, séries, revistas e, mais recentemente, as redes sociais, apresentam cenários quase sempre perfeitos, onde tudo acontece de forma mágica e sem falhas. No entanto, a realidade é bem diferente e, muitas vezes, mais complexa.


A Autoexigência e a Intimidade


Quando internalizamos essa autoexigência, pode surgir a sensação de que nunca estamos à altura no campo da intimidade. A pressão para ser sempre perfeita, sempre pronta, sempre desejável, pode ser esmagadora. E qualquer pequeno "deslize" é visto como uma falha.


Mas a intimidade verdadeira não é feita de perfeições. É feita de momentos, de conexões, de compreensão mútua.


Estratégias para Combater Esta Sensação


  1. Autoconhecimento: Dedica tempo a conhecer-te. Quando te conheces, torna-se mais difícil para padrões externos definirem o que é "suficiente";

  2. Comunicação: Partilha com o teu parceiro. Muitas das coisas que consideras "falhas" nem sequer são notadas pelo outro;

  3. Aceitação: Aceita-te. Porque são as tuas "imperfeições" que te tornam única.


Um Convite à Reflexão


Em vez de te focares no que achas que te falta, foca-te no que já tens, no que já és. A perfeição não existe. E está tudo bem. O que importa é seres verdadeira contigo mesma e viveres cada momento de forma autêntica.


A sensação de não ser suficiente é algo que muitos de nós enfrentam, mas não tem de definir a tua experiência de intimidade. Lembra-te sempre de que és mais do que suficiente e mereces viver a tua intimidade de forma plena e autêntica. E, se sentires que precisas de um empurrãozinho nessa direção, estamos aqui para te ajudar.


ree

Comentários


bottom of page